domingo, 22 de agosto de 2010

Os grandes guitarristas precisam de um riff para realmente se tornarem grandes!

Todos sabem que no mundo do rock é os riffs de guitarra são uma das coisas que mais marcam uma música ou uma banda. Smoke On The Water (Deep Purple), Iron Man (Black Sabbath), Whole Lotta Love (Led Zeppelin), entre outros grandes riffs que estão na história do rock.
Mais nem todos os grandes guitarristas (principalmente do hard rock) tiveram grandes riffs. Assim muitos foram ocultados ou então obrigados a fazerem solos em qualquer tipo de música para terem a merecida atenção por seu talento. O grande exemplo disso é o talentosíssimo Eddie Van Halen. Enfim foi meio que uma coisa de imprensa (sempre ela), nesse caso a imprensa era por meio das rádios.

Tony lommi (Black Sabbath) foi um dos grandes guitarristas da história do Rock por seu estilo e sua técnica, mostrando toda a qualidade dos canhotos guitarristas. Porém, ele mesmo reconhece que não sabe se foram os riffs de Iron Man ou Paranoid que o engrandeceram tanto no mundo da música e principalmente do rock.

Outro monstro sagrado do Rock Jimmy Page reconhece que o riff de Whole Lotta Love ajudou para a sua bem-sucedida carreira como guitarrista de uma das maiores bandas da história da música (Led Zeppelin). Já no caso de Page ele acha que não é só a questão da criação de uma grande criação de um riff assim do nada, é uma questão de talento, personalidade e criatividade. Nada que não faltou a ele, ele criou junto com Lommi quase tudo que conhecemos de rock e guitarras.


Um momento de felicidade, um momento de grande criatividade você pode criar um riff que não seja nada parecido com qualquer outro, que não seja a continuação de um, e que tenha a sua peculiaridade, isso também acontece e o guitarrista não precisa ser um Page pra criar um grande riff. A questão é que em muitos dos seus casos o guitarrista acaba sendo reconhecido por uma única música (a música do grande riff), pois, ele acaba não se mantendo no nível da música de seu grande riff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário